sexta-feira, 30 de abril de 2010

Informações sobre a gripe H1N1.

Cartilhas para meninos e meninas.

Muito interessante as Cartilhas da Unimed com orientações de saúde às meninas e meninos adolescentes. Acesse-as pelos links abaixo:

Para meninos:


Para meninas:

quarta-feira, 28 de abril de 2010

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mamãe, o que significa virgem?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bullying no Brasil.

Pesquisa nacional mostra que meninos sofrem mais agressões verbais ou físicas e que cresceu a frequência do ciberbullying.


Ao menos 28% dos estudantes brasileiros entre as 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental já sofreram maus-tratos. Segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Plan Brasil, 1.477 dos 5.168 estudantes entrevistados sofreram algum tipo de agressão em 2009.
Quando os maus-tratos ocorrem mais de três vezes no mesmo ano, está caracterizada a ocorrência do bullying, de acordo com a metodologia da pesquisa. O termo designa todo o tipo de atitudes agressivas, verbais ou físicas, praticadas repetidamente por um ou mais estudantes contra outro aluno. Estiveram envolvidos em bullying 17% dos estudantes, como agressores ou vítimas.
Os mais atingidos são os meninos. Segundo o estudo, 12,5% dos estudantes do sexo masculino foram vítimas desse tipo de agressão, número que cai para 7,6% entre as meninas. A sala de aula é apontado como o local preferencial das agressões, onde acontecem cerca de 50% dos casos.
A pesquisadora e educadora Cléo Fante diz ser importante que os pais e professores estejam atentos e saibam diferenciar o bullying de uma brincadeira entre os jovens.

Bullying pela Internet é mais frequente.

O ciberbullying, ou bullying virtual, está ocorrendo com maior frequencia no Brasil, segundo a pesquisa. Do universo de alunos entrevistados, 16,8% disseram que são ou já foram vítimas de ciberbullying, enquanto 17,7% se declararam praticantes.
Geralmente, as agressões são feitas por e-mails e praticadas - assim como nas escolas - com maior frequência pelos alunos do sexo masculino.
Adolescentes na faixa etária entre 11 e 12 anos costumam usar ferramentas ou sites de relacionamento para agredir os colegas. Crianças de 10 anos invadem e-mails pessoais e se passam epla vítima.
Independentemente do ambiente, seja ele virtual ou escolar, as vítimas não costumam reagir às agressões e podem passar a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, diarreia, entre outros. Em casos mais graves, o sentimento de rejeição pode evoluir para algum tipo de transtorno ou chegar ao suicídio.

(Clique na imagem para ampliá-la)

- Como proteger seu filho -

a) Saiba o que é o Bullying:

É definido como atitudes agressivas de todas as formas, intencional e repetidamente, sem motivação.

b) Sinais de que seu filho pode ser vítima:

* Tem queda repentina nas notas;

* Parece feliz nos fins de semana. mas fica infeliz e tenso na segunda-feira;

* Exibe imagem corporal de vítima, como ombros encurvados, cabeça baixa, não olha as pessoas nos olhos e se afasta dos outros;

* Volta para casa com ferimentos e hematomas inexplicáveis;

* Tem doenças frequentes ou finge enfermidades;

* Seus bens são constantemente "perdidos" ou danificados;

* Tem alterações de humor ou chora com facilidade;

* Pensa em abandonar a escola.

c) O que fazer para ajudar seu filho:

* Evite ser um pai impulsivo que procura imediatamente os pais do agressor;

* Não diga a seu filho para se vingar;

* Por menores que pareceçam ser os eventos, considere-os com seriedade;

* Faça perguntas para descobrir o que aconteceu;

* Reúna-se com professores;

* Denuncie os ataques físicos à polícia.



(FONTE: Jornal Zero Hora, 15/04/2010, p. 38)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Adolescência.

Site interessante.







Vale a pena visitar o site www.aids.gov.br para obter informações e esclarecimentos sobre HIV/Aids e DST's. Também nesse endereço estão os links do Congresso Brasileiro de DST/AIDS e da IV Mostra Saúde e Prevenção nas Escolas.
Acessa lá!

Orientações.

Projeto Educar para Viver.
















A professora Claudia da Costa, multiplicadora da Escola Hermeto Bermudez enviou fotos do trabalho realizado pela professora Rita Machado que oportunizou leitura e reflexão aos alunos da 7ª série, turma 71, utilizando a Revista Capricho, contemplando os objetivos do Projeto Educar Para Viver, que tem como título "O melhor e o pior de ser adolescente", de Meg Cabot.

Fica a pergunta: será que os anos de adolescência são os melhores da sua vida?

Bom... ele pode ser alguns dos melhores... Basta ter atitude certa!












Hepatites Virais.

quarta-feira, 21 de abril de 2010



"Não dê esmolas, dê camisinhas".


Tapar o olho não adianta, apontam os envolvidos no estudo sobre meninos e meninas em situação de rua. Pregações moralistas, apenas, também não. Então é necessário distribuir preservativos para os adolescentes em risco, já que relações sexuais eles têm igual.
"E, de preferência, com pouca burocracia", sustenta o estudo. É comum os adolescentes relatarem que não buscam preservativos em centros de saúde porque têm de preencher formulários - grande parte não sabe escrever adequadamente - ou apresentar documentos (que muitos simplesmente não têm). Com relação à popuolação, é sugerida uma campanhaq com o slogan "Não dê esmola, dê camisinha".
(Publicado no Jornal Zero Hora em 16/04/2010, p. 40)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A polêmica das pulseiras coloridas.


A notícia quente da hora são as pulseiras coloridas do sexo, as pessoas querem saber o significado das cores da pulseirinha, tanto nos telejornais quanto na internet estão todos falando das pulseiras coloridas que são, segundo os jornais, a nova moda entre os adolescentes do Brasil. A moda das pulseirinhas teria nascido na Inglaterra, com o nome de shag bands e em pouco tempo se disseminou em vários países do planeta, incluindo o Brasil. O mais preocupante, visto que as pulseiras tem conotação sexual, é que a moda desse acessório se alastrou entre os pré-adolescentes e até mesmo entre as crianças. A brincadeira funciona assim: se o garoto arrebenta uma pulseira da garota, eles tem que fazer um ato correspondente àquela cor.
Significado das cores:

» Amarela – é a melhor porque significa das um abraço no rapaz;
»Laranja – significa uma “dentadinha do amor”;
Roxa – já dá direito a um beijo com língua;
»Cor-de-rosa – a menina tem de lhe mostrar o peito;
»Vermelha – tem de lhe fazer uma lap dance (dança erótica);
» Azul – fazer sexo oral praticado pela menina;
»Verdes – são as dos chupões no pescoço;
»Preta – significa fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira;
»Dourada – fazer todos citados acima ou sexo oral simultâneo;
»Listrada– sexo na posição “frango assado”;
»Grená – Sexo anal sem lubrificante;
» Transparente – sexo com parentes consanguíneos;
» Marrom – exo escatológico (“brown shower”).

quinta-feira, 15 de abril de 2010