terça-feira, 18 de maio de 2010

Slide utilizado pela profª Zoraide, da Escola Alceu Wamosy, como reflexão à campanha contra as drogas, realizada na homenagem do Dia das Mães

Alunos na campanha contra o crack, Escola Alceu Wamosy.



A professora Eleonora Centena, Multiplicadora do Projeto Educar Para Viver e Saúde e Prevenção na Escola, enviou fotos do trabalho realizado pelos seus alunos da 6ª série sobre o tema: drogas. Os mesmos elaboraram seu trabalho e apresentaram para a turma. Os trabalhos foram bem diversificados, mas a maioria enfatizou a prevenção à terrível droga: o CRACK.






















Trabalho sobre drogas na Escola Alceu Wamosy, em João Arregui.

No 8 de maio a escola Alceu Wamosy recebeu a comunidade escolar para homenagear as mães. Foram feitas diversas apresentações. Nesta oportunidade a 8º série junto com sua conselheira professora Zoraide, fizeram um convite à reflexão a todos os presentes, ressaltando a importância da família na luta contra as drogas.
























































terça-feira, 4 de maio de 2010



I SEMINÁRIO MUNICIPAL DO PROJETO EDUCAR PARA VIVER + SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS.

"INTEGRANDO AS AÇÕES DA SAÚDE, EDUCAÇÃO AE COMUNIDADE PARA REDUZIR AS VULNERABILIDADES DOS ADOLESCENTES ESPECIALMENTE ÀS DST/AIDS E GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA".

Data: 07 de maio de 2010.
Local: Lions Clube de Uruguaiana - Ria 15 de novembro, 2319

PROGRAMAÇÃO:
8h: Credenciamento
8h30min: Abertura
9h: EXPERIÊNCIA MUNICIPAL: "Educar para viver + Saúde e Prevenção nas Escolas" Uma experiência de sucesso, Psicóloga Maria Aparecida de Medeiros Bofill; Secretaria Municipal de Saúde - Setor DST/AIDS; Coordenadora do Grupo Gestor Municipal GGM-SPE/Uruguaiana.
10h: EXPERIÊNCIA ESTADUAL: "Saúde e Prevenção nas Escolas no Rio Grande do Sul", Psicóloga Especialista em Psicologia Escolar, Marta Tellechea Madeira da Veiga; Secretaria Estadual de Educação; Coordenadora do Saúde Escolar;membro do Grupo Gestor Estadual GGE/RS SPE.
10h50min: Intervalo.
11h: EXPERIÊNCIA SAÚDE: "Ambulatório do Adolescente". Ginecologista Marta Aurora Santiago Abad; Secretaria Municipal de Saúde - Setor Saúde da Mulher; membro do Grupo Gestor Municipal do SPE/Uruguaiana.
11h30min: PROTAGONISMO JUVENIL: Adolescentes multiplicadores SPE Uruguaiana, representantes das Escolas EMEF Cabo Luis Quevedo, EEEF Antonio Moacir Pereira Jacques eEEEM João Batista Luzardo (CIEP).
12h às 13h45min: Intervalo para almoço.
13h45min: EXPERIÊNCIA DAS UNIVERSIDADES PUCRS e UNIPAMPA NAS AÇÕES DO SPE:.
14h: APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DA PESQUISA PUCRS: "Análise da intervenção social realizada nas escolas que compõe o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, a partir da pesquisa que identificou fatores responsáveis pelo elevado índice de gravidez na adolescência, na comunidade Cabo Luis Quevedo, Uruguaina/RS".
14h30min: "SPE e UNIPAMPA: Relato de experiências de ensino, pesquisa e extensão". Enfermeira Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira; Mestre em Educação pela PUCRS; Doutoranda em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde, da UFSM; professora assistente da UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.
15h: "O ADOLESCENTE NA CONTEMPORANEIDADE", Psicóloga Marta Tellechea; Secretaria Estadual de Educação; Coordenadora do Setor Saúde Escolar; membro do Grupo Gestor Estadual do SPE/RA.
16h: Intervalo.
16h15min: OFICINA: "Re-visitando a adolescência", Psicóloga Marta Tellechea, Secretaria Estadual de Educação - GGE/RS e mebros do Grupo gestor Municipal SPE - Uruguaiana.
17h30min: Avaliação final e Encerramento.
Organização: Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal do Pampa, PUCRS, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS/RS.
Apoio: Lions Clube de Uruguaiana.