sexta-feira, 13 de julho de 2012

NOME DO PROJETO: Conhecer e amar é preservar

COORDENAÇÃO: PROFESSORA MULTIPLICADORA- IDAGLEI RAMOS GUIMARÃES

COLABORAÇÃO: SUPERVISORA DA ESCOLA VERA PAIVA

PROFESSORAS DO 5º ANO DA ESCOLA: CRISTIANE SOARES E ALBA

PÚBLICO ALVO: MENINAS DO 4º E 5º ANOS

PERÍODO: ENCONTROS REALIZADOS DURANTE TODO O ANO QUINZENALMENTE.

JUSTIFICATIVA:

A adolescência é uma fase de transformações físicas, sociais e emocionais. Um momento, que para as meninas, principalmente, é repleto de sonhos, fantasias e ilusões, em contra partida, também cheio de insegurança, conflito, incerteza, baixa autoestima, falta de informações, tornando a jovem alvo fácil de abuso sexual, abandono, exploração e consequentemente de uma gravidez indesejada . Portanto, com este projeto, pretendemos estabelecer com as alunas, um vínculo afetivo, momentos de reflexão, troca de conhecimentos e experiências, para que através dos encontros de formação as mesmas conheçam melhor seu corpo, aprendam a preservá-lo e valorizem-se mais como ser humano em crescimento.

OBJETIVOS:

*Estabelecer um vínculo afetivo e de segurança entre professoras envolvidas e alunas do 5º ano.

*Oportunizar momentos de autoconhecimento e de descoberta de qualidades individuais.

*Oferecer respostas adequadas ás exigências da adolescente, para alcançar e manter a saúde integral.
*Colaborar na formação integral da adolescente, visando a reflexão e a problematizarão sobre a sexualidade: os valores, posturas, preconceitos, vivências e informações.

*Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes, relativos á sexualidade, desde que seja garantida a dignidade humana
ESTRATÉGIAS E METODOLOGIA DE TRABALHO:
1º Encontro

1. MOTIVAÇÃO: Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=75_IggyHzSI&feature=related ( Borboleta Pequenina)
2. DOBRADURA DE UMA BORBOLETA.
3. Qualidades da borboleta que cada aluna construiu.
4. Poesia borboletas de Cecília Meirelles
AS BORBOLETAS
5. Significado da Borboleta:

“A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo.
A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.
No Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino). Essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos. Também são vistas como espíritos viajantes que anunciam a morte de uma pessoa próxima quando aparecem. A metamorfose das borboletas é simbolizada como: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição.”
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/searchController.do?hidArtigo=10D3998FD6EBD7575E722E63A61CA679

6. Metamorfose da borboleta http://www.youtube.com/watch?v=m9jP5jONy5I&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=75_IggyHzSI&feature=related ( Borboleta Pequenina)

7. Mas o que aconteceu quando a borboleta quando ela é retirada da crisálida antes de seu tempo? http://www.youtube.com/watch?v=iI5CfYhgSew ( A Lição da Borboleta)


8. A adolescência é um período de transformação assim como na metamorfose da borboleta ela é lagarta, crisálida, depois vira uma linda borboleta, as meninas também passam por esta transformação e devem ser cuidadas, pois são lindas, mais delicadas, leves e livres, mas devem cuidar os campos onde pousarem para não serem alvos de predadores.

9. Debate:

*As borboletas que construímos tinham qualidades que já citamos. Quais as tuas qualidades?
* As transformações físicas que ocorrem com a borboleta, como já vimos anteriormente são muitas, e as transformações que ocorrem em nosso corpo, desde que nascemos e começamos a chegar na adolescência quais são?
* o que aconteceria se a borboleta fosse retirada da crisálida antes do tempo? O que acontece conosco quando tomamos decisão fora do nosso tempo? Antecipamos decisões importantes de nossa vida?
* Apesar de tu seres um adolescente existem pessoas especiais que podem e querem nos ajudar a nos transformarmos em “belas borboletas” ou seja pessoas cada vez melhores, mais bonitas por dentro e por fora, mas somente quando a
gente começa se valorizar, se cuidar, é que conseguimos que os outros nos valorizem e não nos magoem. Quem são estas pessoas?

10. TAREFA:Existe uma equipe responsável em nosso município pela prevenção e combate ao abuso e exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes CREAS, além das professoras desta escola, que são apoio de amizade verdadeira a cada uma de vocês. Temos uma tarefa hoje construir um folder que divulgue a nossa comunidade escolar a quem recorrer caso alguém sofra qualquer tipo de abuso. ( Construção do folder) Folder em forma de borboleta.

RECURSOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS:

Cartolina colorida.
Papel colorido.
Cadernetinhas para anotações.
Lápis
Borracha
Lápis colorido, tesoura.
Material diversificado para trabalho artístico.
Aparelho de som e vídeo.
Bombons e lembrancinhas do Encontro.

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:


Autoavaliação por escrito.
O que foi bom no encontro de hoje? O que pode melhorar?
Veja abaixo o slide com as fotos.

0 comentários:

Postar um comentário