quinta-feira, 29 de novembro de 2012


terça-feira, 24 de julho de 2012

Animação.

Muito legal essa animação do site www.osvigaristas.com.br, mostrando as diferenças entre homens e mulheres. Confira no link abaixo:

sexta-feira, 13 de julho de 2012

NOME DO PROJETO: Conhecer e amar é preservar

COORDENAÇÃO: PROFESSORA MULTIPLICADORA- IDAGLEI RAMOS GUIMARÃES

COLABORAÇÃO: SUPERVISORA DA ESCOLA VERA PAIVA

PROFESSORAS DO 5º ANO DA ESCOLA: CRISTIANE SOARES E ALBA

PÚBLICO ALVO: MENINAS DO 4º E 5º ANOS

PERÍODO: ENCONTROS REALIZADOS DURANTE TODO O ANO QUINZENALMENTE.

JUSTIFICATIVA:

A adolescência é uma fase de transformações físicas, sociais e emocionais. Um momento, que para as meninas, principalmente, é repleto de sonhos, fantasias e ilusões, em contra partida, também cheio de insegurança, conflito, incerteza, baixa autoestima, falta de informações, tornando a jovem alvo fácil de abuso sexual, abandono, exploração e consequentemente de uma gravidez indesejada . Portanto, com este projeto, pretendemos estabelecer com as alunas, um vínculo afetivo, momentos de reflexão, troca de conhecimentos e experiências, para que através dos encontros de formação as mesmas conheçam melhor seu corpo, aprendam a preservá-lo e valorizem-se mais como ser humano em crescimento.

OBJETIVOS:

*Estabelecer um vínculo afetivo e de segurança entre professoras envolvidas e alunas do 5º ano.

*Oportunizar momentos de autoconhecimento e de descoberta de qualidades individuais.

*Oferecer respostas adequadas ás exigências da adolescente, para alcançar e manter a saúde integral.
*Colaborar na formação integral da adolescente, visando a reflexão e a problematizarão sobre a sexualidade: os valores, posturas, preconceitos, vivências e informações.

*Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes, relativos á sexualidade, desde que seja garantida a dignidade humana
ESTRATÉGIAS E METODOLOGIA DE TRABALHO:
1º Encontro

1. MOTIVAÇÃO: Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=75_IggyHzSI&feature=related ( Borboleta Pequenina)
2. DOBRADURA DE UMA BORBOLETA.
3. Qualidades da borboleta que cada aluna construiu.
4. Poesia borboletas de Cecília Meirelles
AS BORBOLETAS
5. Significado da Borboleta:

“A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo.
A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.
No Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino). Essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos. Também são vistas como espíritos viajantes que anunciam a morte de uma pessoa próxima quando aparecem. A metamorfose das borboletas é simbolizada como: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição.”
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/searchController.do?hidArtigo=10D3998FD6EBD7575E722E63A61CA679

6. Metamorfose da borboleta http://www.youtube.com/watch?v=m9jP5jONy5I&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=75_IggyHzSI&feature=related ( Borboleta Pequenina)

7. Mas o que aconteceu quando a borboleta quando ela é retirada da crisálida antes de seu tempo? http://www.youtube.com/watch?v=iI5CfYhgSew ( A Lição da Borboleta)


8. A adolescência é um período de transformação assim como na metamorfose da borboleta ela é lagarta, crisálida, depois vira uma linda borboleta, as meninas também passam por esta transformação e devem ser cuidadas, pois são lindas, mais delicadas, leves e livres, mas devem cuidar os campos onde pousarem para não serem alvos de predadores.

9. Debate:

*As borboletas que construímos tinham qualidades que já citamos. Quais as tuas qualidades?
* As transformações físicas que ocorrem com a borboleta, como já vimos anteriormente são muitas, e as transformações que ocorrem em nosso corpo, desde que nascemos e começamos a chegar na adolescência quais são?
* o que aconteceria se a borboleta fosse retirada da crisálida antes do tempo? O que acontece conosco quando tomamos decisão fora do nosso tempo? Antecipamos decisões importantes de nossa vida?
* Apesar de tu seres um adolescente existem pessoas especiais que podem e querem nos ajudar a nos transformarmos em “belas borboletas” ou seja pessoas cada vez melhores, mais bonitas por dentro e por fora, mas somente quando a
gente começa se valorizar, se cuidar, é que conseguimos que os outros nos valorizem e não nos magoem. Quem são estas pessoas?

10. TAREFA:Existe uma equipe responsável em nosso município pela prevenção e combate ao abuso e exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes CREAS, além das professoras desta escola, que são apoio de amizade verdadeira a cada uma de vocês. Temos uma tarefa hoje construir um folder que divulgue a nossa comunidade escolar a quem recorrer caso alguém sofra qualquer tipo de abuso. ( Construção do folder) Folder em forma de borboleta.

RECURSOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS:

Cartolina colorida.
Papel colorido.
Cadernetinhas para anotações.
Lápis
Borracha
Lápis colorido, tesoura.
Material diversificado para trabalho artístico.
Aparelho de som e vídeo.
Bombons e lembrancinhas do Encontro.

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:


Autoavaliação por escrito.
O que foi bom no encontro de hoje? O que pode melhorar?
Veja abaixo o slide com as fotos.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Pais animais.

Ficha para encaminhamento do aluno.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cartilha sobre o crack.

Muito interessante a cartilha sobre o crack que está online para quem quiser acessar. O endereço é http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/41/docs/cartilha_sobre_o_crack_-_cnj.pdf

segunda-feira, 9 de abril de 2012

13 de abril: Dia do Beijo!

Dia 13 de abril é o Dia do Beijo e para comemorar a data nada melhor do que distribuir beijos para as pessoas que você gosta ou encher uma pessoa especial de beijinhos.

Há beijos fingidos ou frios, ardentes, por obrigação ou superdesejados. Existem os aderentes, provocantes, sonoros, secos e molhados. Existem, enfim, milhares de formas de beijar e neste assunto sempre haverá o que aprender.

Os beijos são a primeira estratégia de sedução. Depois de muitos olhares e palavras, o beijo é o primeiro passo para o contato físico. Por isso é superimportante que você saiba dar beijos adequados para cada momento e, também, saiba bem como beijar.

É a forma mais simples de demonstrar carinho, afeto, amor, amizade.Movimenta 29 músculos, sendo que 17 músculos são da língua. Queima o excesso de calorias. Libera um hormônio chamado serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar e felicidade.

Em uma época que é prática comum entre os beijoqueiros de carteirinha beijar primeiro e conhecer o dono da boca depois ou mesmo competir com amigos para ver quem beija mais em uma balada, quem tem o privilégio de ver o mundo desaparecer durante alguns segundos, sabe valorizar um bom beijo.

Um beijo nunca é igual ao outro. Nem mesmo beijando a mesma pessoa. O beijo bom vem da prática e da intimidade. Não há regras e mesmo que elas existissem, ninguém se lembraria na hora H.História do beijo

Não se sabe quem instituiu o Dia do Beijo e nem ao certo quando o beijo surgiu. Há quem diga que foi no ano 500 antes de Cristo, na Índia. Já Charles Darwin acreditava que o beijo era uma evolução das mordidas que os macacos davam no parceiro nos ritos pré-sexuais.

Há também quem diga que o beijo surgiu das lambidas que os homens das cavernas davam em seus companheiros em busca de sal. Ou ainda uma variante de um gesto de carinho das mulheres das cavernas que mastigavam o alimento e o colocavam na boca de seus filhos pequenos.Existem, enfim, milhares de formas de beijar e neste assunto sempre haverá o que aprender.Os beijos são a primeira estratégia de sedução. Depois de muitos olhares e palavras, o beijo é o primeiro passo para o contato físico.

Beijos famosos.

























































O beijo e a arte.

**A escultura "O beijo" (1887), do artista francês Auguste Rodin
**O quadro "The kiss" (O beijo), de Gustav Klimt (1907-1908)
**O beijo de Judas em Jesus retratado no quadro "A prisão de Cristo" (1602), do pintor italiano Michelangelo Caravaggio
**O beijo do Homem-Aranha entre os atores Tobey Maguire e Kirsten Dunst

Sexta-feira, dia 13. Não, este não é um dia para se ter medo de assombração ou fazer as mandingas para se proteger do azar. Pelo menos não esta sexta-feira. O dia 13 de abril celebra o mais emblemático símbolo do amor no Brasil. É o Dia do Beijo.
Não se sabe quem foi o responsável por conceber uma data para a principal expressão de carinho. Dizem até que beijo não tem dia nem hora certa. Vale a qualquer hora. Apaixonado, afetuoso, abençoado, entre namorados, entre amigos, de mãe para filho, da filha para o pai, beijo de bom dia, beijo de adeus, beijo de juras eternas de amor. E tem o beijo sem grandes compromissos de quem trocam o namorar pelo ‘ficar’. Nas festas, danceterias e, especialmente, no carnaval, beijar é praticamente um desfecho do ritual da ‘balada’.

Um pouco de história.

Ao longo dos séculos, no entanto, beijar representou muito mais do que um gesto de carinho. Entre os hebreus, o beijo era afetuoso e realizado nas saudações. Também marcava reconciliação ou perdão. Foi também com um beijo que Judas identificou Jesus aos seus perseguidores. ("Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho de Deus?" – Lucas, 22:48)
O beijo entre os persas simbolizava a classe social. Homens do mesmo padrão de vida se beijavam na boca. Se um dos homens era de classe inferior, o beijo era dado no rosto. Se a diferença de classe era muito grande, o mais pobre se ajoelhava diante do mais rico. Na Idade Média (séculos V a XV), o "beijo da paz", que simbolizava caridade, era usado em muitos rituais como um gesto elitista e exclusivo aos homens. Também marcava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos.
A partir do Renascimento, o beijo na boca deixou de fazer parte dos ritos oficiais e sagrados e se tornou exclusivo dos amantes. Na Igreja Católica, os beijos sagrados ficaram restritos aos dados pelos fiéis ao padre no altar; o beijo entre os recém-casados ao final da cerimônia; e o gesto consagrado pelo Papa João Paulo II de beijar o solo de cada país que desembarcava.

O primeiro beijo na boca registrado no cinema foi no filme “O Beijo” (The Kiss), de 1895, entre os atores May Irvin e John C. Rice. O longa metragem “Asas” (Wings), vencedor do primeiro Oscar, em 1927, registrou o primeiro beijo entre homens, no rosto, de forma fraternal.Muitos filmes ajudaram a ficar consagrados graças a inesquecíveis cenas de beijo, como do (quase) beijo de despedida dos personagens de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em “Casablanca” (1942); os amassos de Burt Lancaster e Deborah Kerr enquanto estão deitados na areia da praia em “A um passo da eternidade” (1953); e o beijo em meio a um almoço de espaguete na animação “A dama e o vagabundo” (1955). Entre os mais recentes, o beijo de cabeça para baixo de Tobey Maguire e Kirsten Dunst em “Homem-Aranha” (2002), e o amor gay de Heath Ledger e Jake Gyllenhaal em “Brokeback Mountain” (2005). Nada, porém, supera a seqüência de beijos censurados exibida no final do filme “Cinema Paradiso” (1989). Os americanos só vão comemorar o Dia do Beijo no final do mês. Nos EUA, o ‘Kiss your mate day’ (Dia de beijar seu companheiro) é em 28 de abril. Assim como no cinema, o beijo sempre foi um “personagem” marcante na televisão. O primeiro beijo em novela na TV brasileira foi dado entre a atriz Vida Alves e o galã Walter Foster, em “Sua vida me pertence”, de 1951. No teatro, Vida Alves também deu o primeiro beijo homossexual (aliás, dois beijos, em Laura Cardoso e em Geórgia Gomide).


Curiosidades sobre o beijo.

• 29 músculos são ativados em um beijo apaixonado• o coração dispara, podendo passar de 70 para 150 batimentos por minuto

• o corpo se aquece queimando até 15 calorias

• a pressão arterial sobe• são trocadas 250 bactérias junto com a saliva

• os resíduos da sua saliva permanecem por três dias na boca de quem você beijou anteriormente

• uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até roubados) ao longo de sua vida

• segundo pesquisadores norte-americanos, a saliva que se troca em um beijo "profundo" facilita a digestão e tem efeitos benéficos sobre as defesas do organismo

• beijar acalma, já que o nível de serotonina no cérebro (substância neurotransmissora que dá a sensação de euforia e relaxamento) aumenta nessa hora

O beijo é delicioso, principalmente quando dado com paixão. Mas você sabia que também faz um bem danado à saúde e aos relacionamentos? No Dia do Beijo, 13 de abril, confira dez benefícios que este ato traz à sua cabeça, ao seu corpo e, claro, ao seu coração. Depois, coloque em prática o carinho do jeito que preferir: seco ou molhado, apaixonado ou sem compromisso, barulhento ou sem ruído.

1) Pesquisas afirmam que o beijo estimula o cérebro a liberar endorfina, criando uma sensação de bem-estar. Lembre-se de que, quanto mais excitante e apaixonado, maiores são os benefícios para a saúde, disse a principal agência de terapia sexual britânica, Relate.

2) Aliás, a instituição recomenda o beijo até como forma de combater a depressão, porque a endorfina age como um verdadeiro antídoto para a neurose, por conta do prazer que proporciona.

3) Traz tanto bem-estar e prazer quanto um bom sexo, segundo a sexóloga britânica Denise Knowles, que trabalha como assessora de terapia sexual da Relate. E apresenta a vantagem de poder ser desfrutado até em público.

4) É considerado ainda um santo remédio para o estresse, de acordo com o estudo da neurocientista americana Wendy Hill. A profissional analisou o comportamento de 15 casais, divididos em dois grupos.Metade dos voluntários deveria se beijar, enquanto a outra não podia desfrutar da carícia. Depois disso, amostras de sangue e de saliva dos participantes foram analisadas.O nível de cortisol, relacionado ao estresse, despencou consideravelmente no grupo de beijoqueiros. Já o de oxitocina, hormônio relacionado ao prazer, aumentou nos homens e se manteve estável ou caiu nas mulheres.O curioso é que as moças que tomavam anticoncepcionais orais apresentaram mudanças hormonais parecidas com as dos rapazes.

5) Quem não gosta de um beijão daqueles, que tira o fôlego e deixa o coração acelerado? Pois bem, esse aumento dos batimentos cardíacos melhora a oxigenação do sangue.

6) O beijo prepara o corpo para a relação sexual. Não é à toa que o famoso Kama Sutra ressalta sua importância no relacionamento. "O primeiro ensinamento do guia indiano é a intimidade entre corpos, a invasão de um pelo outro. O beijo, carícia inicial básica do sexo, é descrito como a luta das línguas, isto é, estabelece a intensidade dos passos seguintes do ato sexual", afirmou a psicanalista e sexóloga Regina Navarro Lins, autora de O Livro de Ouro do Sexo.Treine beijocas diferentes, com intensidades variadas, antes e durante uma noite de amor.

7) Durante o ato sexual, ajuda a manter os níveis de excitação. Garante ao homem uma ereção mais vigorosa e um melhor controle da ejaculação, e, à mulher, a lubrificação vaginal, como assinalou o Projeto AmbSex (Ambulatório de Sexualidade);

8) Beijar também é um exercício. Movimenta 29 músculos, sendo 17 só da língua. Alguns dermatologistas apontam que esse trabalho muscular pode ajudar a manter o rosto jovem por mais tempo, além de melhorar a sustentabilidade da pele.E que a verdade seja dita: quando bem dado, deixa qualquer um com expressão de felicidade e distribuindo sorrisos.9

) Como toda atividade física, queima calorias. A quantidade só depende de você, que determina as séries e as repetições. Então, que tal começar a treinar já?

10) É uma boa maneira de saber se o casal tem "química". O motivo de despertar paixões ou provocar o desencanto ainda é desconhecido, como informou a sexóloga Regina.

O beijo.

Beijar faz bem e não engorda.

O beijo pode ser uma das maneiras para combater a depressão. Como qualquer atividade física, ativa a liberação de endorfinas no cérebro, substância ligada às sensações de prazer.E para quem acha que beijar na boca pode ser perigoso por causa da troca de salivas repletas de bactérias, um aviso dos especialistas: as bactérias do beijo são inofensivas para saúde.

Alguns tipos de beijo.

Beijo comprido esquerdo: Usual na Índia. Segue carinhosamente o canto da boca. É um bom beijo de entrada para quase todos os beijos.

Beijo Rodin: É o mais perfeito de todos. Nele existe pureza, ternura, sensualidade, proteção e ambos os amantes desejavam o beijo.

Frontal com ponta: A ponta da língua faz movimentos para cima e para baixo lentamente, podendo tocar as gengivas.

Inferior com mordida superior que desliza :Vem da Índia. Uma boca beija o lábio superior, enquanto a outra morde levemente o inferior. Uma das modalidades do beijo que os homens japoneses davam nas gueixas. Além de sensual, estimula o fluxo sangüíneo e relaxa. É a seqüência do mesmo beijo, ao estilo japonês, que começa na nuca, segue para o canto da boca até o encontro dos lábios.

Beijo anestesia :Pressionar fortemente a língua na gengiva da outra pessoa. Peça para ela respirar profundamente. O céu da boca ficará anestesiado.

Beijo vampiro:Ela gosta de deixar marcas de suas investidas e, em geral, utiliza os dentes nos lábios e nas regiões em torno da boca.

Selo seco esquerdo :Um selo estalado no canto esquerdo da boca. Pode variar para o selo molhado com ponta, com a introdução da língua.

Beijo direto: Quando os lábios dos dois amantes entram em contato direto. Não expressa paixão intensa, mas afeição num estágio inicial do desejo.

Inclinado xis :Os parceiros inclinam as cabeças para o lado , formando um X. Permite o máximo contato labial e a penetração profunda da língua.

Beijo mamadeira: Um dos parceiros coloca os lábios ao redor da boca e começa a sugá-los para dentro da boca, como um bebê tomando mamadeira.

Branca de Neve :Beijo doce e clássico, que pode e deve ser dado a qualquer momento.

Beijo inferior invertido :Beijo dado de cabeça para baixo, pressionando os lábios no lábio inferior da boca.

Beijo no queixo:Comum na Índia. Pode vir acompanhado de uma mordida leve, considerada extremamente sensual.

Invertido com língua profunda: Aqui a diferente textura da língua, já que ambas estarão se tocando com a parte superior dela, proporciona a novidade.

Outros cinco dos 484 tipos de beijos.


Você sabia que existem 484 formas de beijar? É o que afirma Pedro Paulo Carneiro, autor do “Dossiê do Beijo”, editado pela Catedral das Letras. Um dos maiores estudiosos do assunto, e também jornalista, escritor, diretor de cinema e TV, Pedro conta, no livro, como essa curiosidade o assolou por anos e anos a ponto de virar pesquisa e trabalho sério.

O autor, junto com o psicólogo inglês Marc Thompson, chegou a entrevistar mais de 16 mil pessoas pelo mundo sobre as sensações, curiosidades e histórias do beijo. Seu livro soma 13 anos de intensa busca de informações sobre esse ato tão gostoso e praticado. “Minha pesquisa sobre a arte de beijar começou com simples observações das pessoas se beijando. O que me chamou a atenção, inicialmente, foram as diferentes formas de expressar o beijo. Descobri que se pode claramente identificar a nacionalidade de uma pessoa pela forma com a qual ela beija.”

O livro de Pedro Paulo Carneiro é uma verdadeira bíblia sobre o ato de beijar.


Selecionamos abaixo os beijos mais estranhos para você tentar praticar:


Beijo musical - Os lábios não se tocam. Uma boca sopra o ar na outra boca com cuidado, que controla as notas abrindo e fechando os lábios. Este tipo de beijo era muito utilizado na era hippie, principalmente nos Estados Unidos.


Beijo gelo - A introdução de alimentos ou outros objetos durante o beijo é uma forma bem interessante de variar. Neste caso específico, a diferença rápida de temperatura eleva o poder sensual do beijo.


Beijo Blade Runner - É o beijo que marca. A pessoa beijada ficará sentindo o Iatejar de seu beijo em sua boca durante pelo menos cinco dias, já que a pressão de seus lábios feriu sua gengiva e a dor foi anestesiada pelo roçar de sua língua.


Beijo Branca de Neve - Clássico beijo de vida, baseado na origem do beijo, quando as mães mastigavam os alimentos com a boca e depositavam na boca de seus filhos. É um beijo doce, que pode e deve ser dado a qualquer momento.Beijo escorregadio - “Esta boca costuma escorregar pelo rosto, da testa até atingir os lábios. Gosto de chamá-los de ‘Beijo dos Extremos’. Ou são extremamente ingênuos ou são profundamente sensuais”, diz Pedro Paulo.

Música de Luan Santana: Um beijo.

Sai cantando do chuveiro
Eu sou o cara mais feliz do mundo inteiro
Noite perfeita, tá na hora, quero te encontrar
Em frente ao espelho, tô ensaiando
A melhor forma de dizer que tô te amando
Essa é a chance, é agora eu não posso errar
Mas bem na hora de falar com você
Travei, comecei a gaguejar
E a saída é deixar acontecerO coração se entregar
Um beijo fala mais que mil palavras
Um toque é bem mais que poesia
No seu olhar enxergo a sua alma
Sua fala é uma linda melodia
Ninguém sabe explicar o que é o amor
Ninguém vai ser feliz sem ser amado
Meu coração de vez se entregouConfesso que eu estou apaixonadoMas bem na hora de falar com vocêTravei, comecei a gaguejar
E a saída é deixar acontecer
O coração se entregar
Um beijo fala mais que mil palavras
Um toque é bem mais que poesia
No seu olhar enxergo a sua alma
Sua fala é uma linda melodia
Ninguém sabe explicar o que é o amor
Ninguém vai ser feliz sem ser amado
Meu coração de vez se entregou
Confesso que eu estou apaixonado (2x vezes)